App Adequali

Nossos clientes acompanham o desenvolvimento do trabalho implementado por nossa equipe em um aplicativo exclusivo

adequali
Nos acompanhe no Instagram!
 

7 MAIORES RECLAMAÇÕES DE CLIENTES

7 MAIORES RECLAMAÇÕES DE CLIENTES

  1. Conversas entre funcionários: em qualquer estabelecimento, seja restaurante, bar, padaria, supermercado, ou outro em que o atendimento tenha um contato direto com o cliente, as conversas paralelas ou acintosas entre os funcionários ficam entre as reclamações mais observadas. O local de trabalho não pode ser uma sala de bate papo, principalmente se os clientes estiverem presentes. Isso também se aplica ao gerente e ao proprietário do estabelecimento. Se for necessário corrigir um colaborador, chame-o em particular em uma sala reservada.

 

  1. Desatenção dos atendentes: a quantidade de pedidos postergados ou esquecidos quando o garçom ou atendente não está a postos é enorme. Anotar pratos e bebidas e virar as costas é um erro sério. Os atendentes devem ter a certeza que o cliente perguntou ou solicitou tudo que gostaria. Funcionários atentos garantem a satisfação dos clientes.

 

  1. Limpeza: é o mínimo que todo cliente espera. Hoje em dia os clientes estão cada vez mais rígidos e eles se transformaram também em fiscais. Um deslize pode ser fatal para seu empreendimento. Já imaginou se um cliente vê alguma falha na higiene seja ambiental (luminária com sujeira acumulada), de utensílios (suportes de guardanapo sujos) ou alimentos (larva ou cabelo na salada); faz um vídeo e publica nas redes sociais? Toda a sua marca e credibilidade podem estar fardados ao fracasso. E o mais preocupante… pequenas falhas na higiene podem gerar contaminação que por sua vez pode causar intoxicação alimentar nos clientes.

 

  1. Acomodação dos pertences: esse item é uma surpresa para muitos empreendedores, mas também está no topo das listas de reclamações em restaurantes. Levar para a mesa casacos, pastas, mochilas ou sacolas de compras e receber ajuda para acomodar é um alivio aos clientes. O atendente que fica apenas olhando pode constranger o cliente.

 

  1. Demora na chegada dos pratos: é essencial deixar claro que pratos mais caprichados podem demorar. A impaciência no momento da alimentação pode ser um ingrediente para o mau humor e estragar a experiência. Por meio de estratégias operacionais, com a ajuda de um consultor, o tempo de preparo das refeições pode ser otimizado, reduzindo muito o tempo de chegada dos pratos.

 

  1. Desinformação: os atendentes ou garçons devem saber não apenas sobre quais as preparações o estabelecimento oferece, mas também sobre seus detalhes (ingredientes, alérgicos). Além de entender as preferências dos clientes para orientar preparações quando solicitada uma sugestão. O segundo erro é quando o próprio cardápio está desatualizado e não condiz com as ofertas reais. Em ambas as situações, o ideal é treinar os funcionários e fixar avisos complementares no menu.

 

  1. Não ter a preparação do cardápio: o cardápio pode estar com um lindo design e apresentação, mas se não tiver, no estabelecimento, tudo o que está descrito nele, isso pode decepcionar seu cliente. Imagine você quando lê uma preparação, saliva imaginando-a e quando faz o pedido ao garçom ele responde: “Essa preparação não temos hoje, pois acabou um dos ingredientes”. Isso demonstra falhas nos processos internos e como consequência se perde credibilidade do cliente, fazendo com que ele não volte mais.

Que atendimento faz toda diferença todos nos sabemos. Mas você sabe como anda o atendimento dos seus colaboradores aos seus clientes? Nós da Adequali fazemos diagnóstico oculto e capacitamos seus atendentes para que todos os clientes tenham uma experiência gastronômica completa no seu empreendimento alimentício! Conte conosco para te ajudar!

No Comments

Post A Comment