App Adequali

Nossos clientes acompanham o desenvolvimento do trabalho implementado por nossa equipe em um aplicativo exclusivo

adequali
Nos acompanhe no Instagram!
 

O QUE É RESPONSABILIDADE TÉCNICA? POR QUE SEU ESTABELECIMENTO TEM QUE TER UM RESPONSÁVEL TÉCNICO?

O QUE É RESPONSABILIDADE TÉCNICA? POR QUE SEU ESTABELECIMENTO TEM QUE TER UM RESPONSÁVEL TÉCNICO?

A Responsabilidade Técnica deve assegurar a boa qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelo estabelecimento e representá-lo junto à Vigilância Sanitária, quanto às questões técnicas e legais. Por isso é muito importante que ele conheça e tenha controle de todas as etapas do processo, desde a compra da matéria prima até o produto final e garanta a segurança alimentar de seus clientes.

Não só exercendo atividades como o controle de qualidade e segurança dos alimentos, a responsabilidade técnica também contribui para o sucesso e permanência do estabelecimento no mercado, trabalhando em benefício da saúde do homem, e com postura ética e competente, fazem a diferença nos estabelecimentos alimentícios.

Dentro da responsabilidade técnica ainda estão a implantação das Boas Práticas e dos POPs (Procedimentos Operacionais Padronizados) e de todas as planilhas de controle necessárias para o bom funcionamento do processo. Dessa maneira, é possível assegurar controles em cada etapa do processo, desde as compras, recebimento, armazenamento, controle de estoque, pré preparo e preparo dos alimentos na quantidades corretas que correspondam com a demanda do estabelecimento e ainda os cuidados durante a distribuição para que não haja riscos de contaminação dos alimentos durante essa etapa final.

Os estabelecimentos que devem possuir responsável pelas atividades de manipulação dos alimentos são os serviços de alimentação que realizam algumas das seguintes atividades: manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo, tais como bufês, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicatéssens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias e congêneres. (Vide RDC 216/2004).

A Responsabilidade Técnica serve como instrumento de defesa à sociedade, pois formaliza o compromisso do profissional com o CRN e a Pessoa Jurídica, visando à qualidade dos serviços prestados.

 

Seu empreendimento ainda não tem um responsável técnico? A Adequali possui uma equipe com profissionais extremamente capacitados para atuar como responsável técnico da sua empresa e resguardar o seu estabelecimento.

No Comments

Post A Comment